Moda e estilo podem parecer a mesma coisa, mas na verdade são opostos. Parece estranho né? Mas vou te explicar direitinho e te ensinar a usar os dois lados dessa moeda a seu favor.
O QUE É MODA?
Começando com a origem da palavra, moda vem do latim modus e significa “modo ou maneira”. O termo começou a ser usado pela burguesia europeia no final da idade média e se tornou mais evidente ao longo do reinado francês de Luiz XIV (o rei Sol). Por conta de sua excessiva vaidade, ele ordenava que lhe fossem confeccionadas roupas cada vez mais chamativas e luxuosas, que enchiam os olhos do povo. A burguesia começou então a copiar os tecidos do rei para vender a alfaiates que copiavam os modelos e revendiam. E conforme as pessoas iam ficando “parecidas” com o rei, ele ordenava que mudassem rapidamente o visual de suas roupas para que fosse único. Cada vez que ele mudava os comerciantes copiavam, e a rodinha ia girando... Nasceu aí o primeiro comercio de moda. Cíclico, sempre em movimento.
O QUE É ESTILO?
Já o termo estilo vem do latim stilu(m), uma pequena haste de madeira usada para escrever. Com relação a escrita, usava-se a palavra para designar a maneira específica de alguém escrever. Ao longo da história a palavra foi abrindo seu leque e sendo usada para definir aquilo que tem assinatura pessoal, refinamento e bom gosto. Estilo não pode ser consumido, é algo construído e quase que eterno, é a maneira como você se apresenta para o mundo.
“Modas se esvaem, o estilo é eterno.” Yves Saint Laurent
MODA E ESTILO ANDAM JUNTOS?
Sim! A moda pode ser um complemento ou ferramenta para exibir o seu estilo. Você consome a adapta a moda de acordo com a sua assinatura pessoal. Pense na Marilyn Monroe, se ela estivesse viva hoje, para manter sua imagem nunca vestiria jeans e continuaria usando somente vestidos acinturados em corte evasé? Não. Ela provavelmente usaria jeans com cos bem alto para marcar a sua cintura e ainda complementaria com um cropped ou uma camisa amarrada bem curtinha, entendeu? A moda mudou, mas a assinatura pessoal é a mesma.
AGORA COLOCA NA PRÁTICA.
Reflita sobre quem você é e o que deseja transmitir quando comprar uma roupa nova, use-a de maneira a externalizar tudo isso. Técnicas de styling podem fazer toda a diferença na hora da adequação da moda ao seu estilo pessoal. Vamos falar mais sobre isso em outro artigo. Até lá!
Deixe um cometário